A Fenac

Quem somos?

FENAC – Federação Nacional de Cultura, entidade sindical de grau superior, representante das Entidades/ Empresas Culturais, Recreativas, de Assistência Social, de Orientação e Formação Profissional, Beneficentes, Filantrópicas, Fundações, Cooperativas, Institutos, ONGs, OSs, OSCIPs, Associações Profissionais, Associações Econômicas, Bibliotecas, Museus, Empresas de Produções Artísticas, Academias, Empresas de Cultura Física, de Esportes Terrestres, Aquáticos e Aéreos, Estúdios e Escolas de Dança, Ginástica, Musculação e Artes Marcias, Cursos Livres, Empresas de Artes Plásticas, Laboratórios de Pesquisas Tecnológicas e Científicas, Orquestras, Gravadoras de Discos e Fitas e outras compreendidas, congregando e representando o segmento do 2º, 3º e 4º grupo do plano da CNEC (anexo ao Art. 577 da CLT).

Fundada em 1991, com o objetivo de organizar, fortalecer e unificar a categoria, até então, sem representação, tendo sua sede localizada na cidade do Rio de Janeiro. Agrupa e representa entidades sindicais na esfera Estadual, Interestadual, Municipal e Intermunicipal, que são coordenadas por suas respectivas diretorias e contam sempre com o fortalecimento, fomento e apoio, objetivados pela FENAC.

O que fazemos?

A Federação Nacional de Cultura tem por princípio, colaborar com o poder público para fomentar a solidariedade social e integrar as atividades relacionadas à entidade, representando a categoria e atuando como órgão técnico e consultivo, e se necessário, propor medidas judiciais de natureza coletiva.